Voltar

15/05/2019
Acidentes no Brasil e Trabalhos de prevenção da VCE




Você sabia que no período de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes, e que neste mesmo período, gastos da Previdência com Benefícios Acidentários corresponderam a R$79 bilhões, e ainda foram perdidos 351.7 milhões dias de trabalho com afastamentos previdenciários e acidentários. *

Estes números assustam e trazem uma serie de reflexões, dentre elas, qual ou quais os motivos de tantos acidentes, qual impacto na sociedade e onde o dinheiro gasto pela previdência poderia ser investido se os acidentes não estivessem ocorridos?

Fazendo uma comparação, neste mesmo período, a VCE Controles não registrou nenhum acidente com afastamento em seus canteiros de obras e isso se deve a uma série de fatores e programas que foram implementados pela empresa, e contou com a participação de toda equipe.

Oque a VCE fez para atingir um resultado tão positivo, que foi totalmente oposto aos resultados apresentados pelo Brasil?

Junto com toda sua equipe, a VCE passou identificar possíveis atos, condições inseguras e riscos ambientais em nosso dia-a-dia, avaliando as causas e propondo soluções para eliminar ou minimizar os mesmos. A formação de uma consciência de segurança e prevenção foi fortalecida em campanhas educativas e eventos como:

ü  SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes - realizada anualmente;

ü  Programa Anjo da Guarda (todo mês um colaborador é escolhido para fiscalizar e acompanhar seus companheiros de atividade de forma a identificar possíveis desvios ou até mesmo melhoria na execução das atividades;

ü  Controle de quase acidentes, incidentes através do conceito de NEAR MISS;

ü  Rondas internas em Equipamentos, caixas de ferramentas;

ü  DDS em todas as instalações onde a VCE está presente;

ü  Auditorias comportamentais;

ü  Tolerância Zero;

ü  Recusa de Serviço;

ü  Procedimentos de Trabalho, para todas as atividades e equipamentos da empresa.

ü  Trabalhos em altura (NR-35).

Estas campanhas educativas, são de simples implementação, e através delas atingimos expressivos resultados positivos, não somente com índices de segurança, mas também com redução de desperdícios, redução no prazo de execução das obras e com isso uma maior competitividade, melhora no ambiente interno da empresa com colaboradores mais felizes e satisfeitos com suas atividades, e por ai vai.

 

*Informações obtidas no dia 14/0/19 em acesso ao site do Fundacentro.

http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2019/4/acoes-regressivas-gestao-de-riscos-e-impacto-dos-acidentes-de-trabalho-foram-temas-de-debate




Rua Pedro José Lorenzini, 77
Centro - São Caetano do Sul - SP
CEP: 09530-130
CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(11) 4229-2371
vce@vcecontroles.com.br
Desenvolvido por A9 Comunicação